segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Governo brasileiro de Temer causa riscos à segurança alimentar com cortes nos programas sociais de alimentação escolar e aquisição de alimentos

 Neste ano, vimos as discussões em torno do orçamento de 2018 estrangularem os valores para os programas sociais. Um corte significativo e com grande potencial de desestruturação é o que atinge o Programa de Aquisição de Alimentos, que tem objetivo de promover o acesso à alimentação e o incentivo à agricultura familiar. Houve redução drástica das dotações anuais de 2016 e 2017 do PAA, com efetivo pago, entre janeiro e outubro de 2017, de apenas 5 milhões de reais (quando o dotado é de 330 milhões). E o orçamento de 2018 prevê aproximadamente 0,12% do orçamento do programa em 2015. Com isso, o programa está praticamente extinto no ano que vem.
Criado por Getúlio Vargas, outro programa, o PNAE, foi mantido por 16 presidentes, inclusive os militares, o que faz dele um dos programas de Estado mais importantes do País. Levantamento de dados via Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento, mostra que até outubro deste ano apenas 53,4% da dotação tinha sido empenhada ou paga.
Leia o texto completo publicado no blog Brasil Debate, na Carta Capital: https://goo.gl/WNQVmQ
Sucessivas medidas anunciadas em Brasília comprovam que o governo federal decidiu estrangular a agricultura familiar
CARTACAPITAL.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário