sexta-feira, 11 de agosto de 2017

ENTREVISTA CACIQUE RAONI

|Na véspera do Dia Internacional dos Povos Indígenas (09.08), a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) chama atenção para a adoção da tese do marco temporal em processos que envolvem a demarcação de terras indígenas. No próximo dia 16, o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá votar três Ações Civis Originárias (ACO) que, se aprovadas sob o argumento do marco temporal, passam a reconhecer o direito sobre a terra apenas de povos indígenas que estivessem ocupando os territórios em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal. Em homenagem a todos e todas que lutam por seus territórios e culturas e para lembrar que a luta dos indígenas é também a nossa luta, a ANA publica esta entrevista com o Cacique Raoni.
Aos 87 anos, o ancião conhecido por Cacique Raoni segue sendo a maior referência do movimento indígena no Brasil. O líder da etnia Kayapó, povo que vive em terras indígenas localizadas do sul do Pará ao norte do Mato Grosso, é conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas. Raoni Metuktire já viajou o mundo para defender os direitos dos povos originários e foi recebido por diversos presidentes.
Notícias “Os brancos querem acabar com as florestas”, alerta Cacique Raoni 8 de agosto de 2017 Na véspera do Dia Internacional dos Povos Indígenas…
AGROECOLOGIA.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário