quarta-feira, 30 de novembro de 2016

'Não Foi Acidente' - vídeo sobre os impactos sociais e ambientais da mineração no Brasil e as novas ameaças a pescadores, agricultores e comunidades da floresta amazônica na nefasta investida da Alcoa no Baixo Amazonas paraense.


"Quantas Marianas (MG) serão necessárias para que o Brasil reveja seu modelo de desenvolvimento? 
A partir dessa questão, a FASE, a Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA) e o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração produziriam o vídeo “Não foi acidente”.
Além de relembrar as irresponsabilidades da Samarco, empresa controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton, a produção destaca que o crime ambiental está relacionado a uma lógica que se repete pelo país, ameaçando a biodiversidade, a economia local e os modos de vida de populações em diversos territórios", diz o anuncio do vídeo.
Na Amazônia. a Alcoa ameaça as comunidades do Projeto de Assentamento Agroextrativista PAE Lago Grande, uma região riquíssima em sociobiodiversidade de Santarém (oeste paraense), próximo a florestas,  e unidades de conservação de uso sustentável como a Reserva Agroextrativista Tapajós-Arapiuns. Comunidades temem a poluição ambiental dos solos, das águas, letal para seres humanos e animais que vem ocorrendo em várias partes do Pará e do Brasil pelo apetite voraz da mineração.
Veja mais na página da Fase: http://bit.ly/2gCQD7g

Nenhum comentário:

Postar um comentário