sexta-feira, 25 de maio de 2012

Belém encabeça ranking de esgoto a céu aberto e lixo acumulado das grandes cidades brasileiras

Dados do IBGE se referem a características do entorno dos domicílios.
Cerca de 44,5% das casas estão expostas ao problema, segundo estudo.

Ingrid Bico Do G1 PA

Esgoto a céu aberto também dificulta manutenção da qualidade de vida em Belém (Foto: Ingrid Bico/G1 PA)Esgoto a céu aberto está presente em cerca de 44,5% do entorno dos domicílios de Belém, segundo IBGE (Foto: Ingrid Bico/G1 PA)
Belém encabeça o ranking de municípios com maior percentual de esgoto a céu aberto entre 15 cidades com mais de 1 milhão de habitantes, de acordo com estudo divulgado nesta sexta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O estudo foi realizado em 96,9% dos domicílios urbanos durante a pré-coleta do Censo 2010, com o objetivo de conhecer a infraestrutura urbana brasileira.
Segundo o IBGE, 44,5% dos domicílios de Belém possuem algum ponto de esgoto a céu aberto em local próximo. Os dados também mostram que a capital paraense é a cidade, entre as 15 citadas, com mais lixo acumulado em vias públicas: 10,4% dos domicílios apresentam o problema ao seu redor.
O percentual encontrado em Belém está bem acima do total do país. De acordo com o estudo, o esgoto a céu aberto é um problema encontrado em 11% do entorno dos municípios brasileiros, e 5% das vias públicas tem áreas de depósito de lixo. A região Norte é a que mais sofre com o problema do esgoto a céu aberto, encontrado em 32,2% das vias públicas, enquanto o acúmulo de lixo atinge 7,8%.
Lixo acumulado é um dos problemas enfrentados por moradores de Belém (Foto: Ingrid Bico/G1 PA) 
Lixo acumulado é um dos problemas enfrentados por moradores de Belém (Foto: Ingrid Bico/G1 PA)
Davi Pereira de Souza, morador do bairro de Batista Campos, considerado uma área nobre de Belém, conta que levantou todo o piso de casa para tentar amenizar os problemas do lixo e do esgoto. "A gente mesmo que carpina por aqui e tenta manter tudo limpo. A prefeitura faz a coleta, mas a limpeza do canal é muito difícil, só uma vez ou outra. Minha neta já até teve problemas de pele por causa desse lixo", conta.
"O caminhão de coleta sempre passa para recolher o lixo, mas fica aquele chorume no local, e deixa um cheiro horrível na rua. Isso resolve uma parte do problema, mas a limpeza mesmo das valas e dos canais, que estão entupidos, não é feita há mais de dois anos. Quando chove alaga tudo por aqui", diz uma moradora do bairro de Canudos, na periferia de Belém.
Coleta
Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que a coleta de lixo nos bairros e distritos de Belém ocorre em dias alternados. Segundo a secretaria, a limpeza da cidade é feita por 1,5 mil garis. O órgão diz ainda que são recolhidos diariamente cerca de 1,2 toneladas de lixo domiciliar e aproximadamente 700 toneladas de entulho.
De acordo com a secretaria, a população deve esperar os dias e horários de coleta para colocar o lixo domiciliar em frente às residências. A coleta de materiais recicláveis é realizada em dez bairros em Belém, informa o órgão.
Em relação ao entulho, a secretaria diz que, segundo o Código de Posturas do município, só é responsável pela retirada do equivalente a um metro cúbico. "Em média, o entulho é retirado em até 48 horas, mas pode demorar um pouco mais, pois organizamos o atendimento de demandas de forma que não enviemos um caminhão para a retirada de apenas uma pequena quantidade de entulho”, diz a nota. As solicitações para a retirada de entulho podem ser feitas pelo número 156. A ligação é gratuita.
Fonte: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/05/belem-encabeca-ranking-de-esgoto-ceu-aberto-das-grandes-cidades.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário