quinta-feira, 31 de maio de 2012

Agroecologia, Economia Solidária e Movimento de Mulheres na Amazônia



BOLETIM DA ANA AMAZÔNIA, maio 2012 - Rossilan Rocha


VII SEMANA DE AGROECOLOGIA – SANTARÉM

O Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária - CEAPAC em Santarém/Pará realizou no período de 07 a 11/05/2012 a VII Semana de Agroecologia com o Tema: Agroecologia e Mudanças Climáticas. Durante o evento foram realizadas diversas atividades como: Oficinas de Produção de Artesanato; Extração de Óleos Vegetais; Meliponicultura; Feira Agroecológica; Intercambio de Produtores e Atividades Culturais. Além dessas atividades foi realizado o Seminário Economia Verde: Problema Ou Solução, Para Quem?
Ler mais: http://www.ceapac.org.br/
  

CURSO ANÁLISE DA SAÚDE DO SOLO RONDÔNIA

No período de fevereiro a abril de 2012 o Setor Agrícola do Projeto Padre Ezequiel em parceria com o Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) capacitaram 200 agricultoras e agricultores em Análise da Saúde do Solo. O Curso Análise da Saúde do Solo é realizado pelo método da cromatografia circular plana criado por Ehrenfried Pfeiffer,
Ler mais: http://www.diocesedejiparana.org.br

ENCONTRO NO MÉXICO

O Programa de Intercambio Diálogo e Assessoria em Agricultura, Agricultura Sustentável e Segurança  Alimentar - PIDAASSA, América Latina e Caribe,  realizou no México (21 a 24.05.2012), o Encontro “Conhecer e intercambiar conceitos, modelos e experiências no contexto da Agricultura Sustentável, Segurança e Soberania Alimentar na Metodologia “Campesino/a a Campesino/a.”
O Encontro contou com a participação do Projeto Mulheres do Campo,  através do Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense - MMNEPA e da Associação de Apóio às Comunidades Carentes – APACC.
Ler mais: http://www.pidaassa.org/

SEMINÁRIO EM CAPANEMA

O Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense – MMNEPA e o Instituto Eqüit do Rio de Janeiro realizaram no dia 17/05 em Capanema-Pará, o Seminário Preparatório da Cúpula dos Povos Rio+20: Definição das Estratégias e Pactuação da Pauta das Mulheres. Participaram 40 mulheres de vários municípios do Nordeste Paraense, (Mãe do Rio, Capitão Poço, São Domingos do Capim, Nova Timboteua, Irituia, Santa Luzia do Pará, Salinópolis, Capanema, Bragança, Belém, Santa Maria do Pará, Tracuateua e Aurora do Pará) e da Articulação de Mulheres Brasileiras.


ECOSOL MOJU 

O município do Moju realizou a II Feira Municipal Popular de Economia Solidária com a temática ECOSOL: Conviver em Cooperação e Autogestão para um Desenvolvimento Justo e Solidário. A Feira realizou a Oficina Economia Solidária e Autogestão e abriu espaço para exposição e comercialização de produtos agroecológicos da agricultura familiar e ainda houve apresentação de  atividades culturais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário