terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MST lança Centro de Estudos e Formação em Agroecologia e Cultura Cabana em Irituia,no Pará


Da Página do MST
Na semana passada foi lançado o projeto de construção do Centro de Estudos e Formação em Agroecologia e Cultura Cabana (Cefac), no auditório da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), no Pará.
O objetivo do projeto é organizar uma campanha de solidariedade entre os amigos e aliados do MST para ajudarem na construção deste audacioso projeto, que nasce de uma necessidade latente de construir as bases teóricas e materiais de um novo modelo de desenvolvimento para a agricultura, especialmente no bioma amazônico.
Para isso, representantes da Consulta Popular (CP), Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF),  movimento indígena, igreja anglicana e jornalistas do campo de esquerda foram uns dos muitos que estiveram presentes no lançamento.
Este esforço é parte constituinte das lutas construídas historicamente pelo MST e, no plano internacional, pela Via Campesina em sua luta por soberania alimentar. Além de compor um movimento histórico e milenar dos camponeses e povos originários em suas intervenções para o desenvolvimento de uma agricultura saudável e de base familiar.
O projeto é uma parceria entre MST, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimento Solidário, da Universidade Federal do Pará (UFPA), junto com a Universidade de Alicante e Organização Entrepueblos (Espanha) e está sendo desenvolvido no assentamento Luis Carlos Prestes, no município de Irituia (PA).
Os trabalhos para a reforma do espaço estão sendo realizados de forma voluntária por brigadas vindas de assentamentos e acampamentos do MST do Pará, ao se revezarem quinzenalmente nas mais diversas atividades de carpintaria, hidráulica, pintura e eletricidade.
http://www.mst.org.br/MST-lanca-Centro-de-Estudos-e-Formacao-em-Agroecologia-e-Cultura-Cabana-no-PA
Enviado por Tânia Pacheco, do blog  Combate ao racismoambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário