segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Alemanha: Campanha mobiliza pela agricultura ecológica e familiar



Alemanha: Manifestação critica defesa da agroindústria pelo governo

Umas 23 mil pessoas participaram dia 21 de janeiro de uma grande marcha contra a política agrária da Alemanha e da Comunidade Europeia. Mesmo sob chuva e muito frio em Berlim, a manifestação com o lema “Basta. Agricultura Familiar em vez de Agroindústria!” conseguiu mandar um forte sinal de protesto às autoridades.


Alvo das críticas foi a Ministra de Agricultura, Ilse Aigner, que dias antes causou indignação entre muitos camponeses e consumidores. Ela disse que a fome no mundo “só pode ser combatida pela intensificação da agricultura europeia”. Argumentando com a fome de outros, ela se posicionou “contra a soberania alimentar local e a redução da produção de alimentos em base da indúsia agrícola internacional”.



Organizações de política de desenvolvimento e de camponeses afirmaram que é inaceitável usar a fome no mundo para defender a agricultura industrial. Eles defendem a agricultura familiar e em pequena escala como modelo sustentável para a produção de alimentos, muitas vezes mais saudáveis do que os industriais. E lembram que são os danos ecológicos causados pelo agronegócio que dificultam a segurança alimentar em muitos países.



Outra pauta da manifestação foi a crítica da exportação agrícola por parte dos países industrializados, que dificultam o desenvolvimento de uma agricultura local em muitos países do sul. “A causa da fome não é a falta de alimentos, mas a falta de terra e de meios de produção,” afirmou King David Amoah, representante da redes camponesas em Gana e na África Ocidental, presente na manifestação.



Andreas Behn

Nenhum comentário:

Postar um comentário