sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Agroecologia é tema de seminário promovido pelo Incra



Um ambiente saudável para se viver e produzir, com superação de modelos tradicionais baseados na monocultura, no veneno, na exclusão. O desafio – que coloca a natureza como aliada na promoção de qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e justiça social – é assumido pela agroecologia, umas das principais apostas do Incra para garantir a qualificação das áreas de reforma agrária do País, e que será tema de seminário promovido pela autarquia de 27 a 29 de fevereiro, em Brasília (DF).

O 1º Seminário Nacional sobre Práticas Agroecológicas em Assentamentos da Reforma Agrária dará sequência a discussões iniciadas no Fórum Nacional de Planejamento e Gestão do Incra, realizado na capital federal no início do mês. Entre as mudanças visadas, o novo fluxo do processo de obtenção de terras para a reforma agrária, com a identificação das vocações produtivas da área logo no início da ação, sempre com foco na agroecologia. Outro ponto essencial é a formação de equipes de assistência técnica que difundam esse modelo de produção entre os assentados.

“Queremos institucionalizar essas práticas e como o número de projetos de reforma agrária é expressivo, será possível construir uma rede de assentamentos capazes de alterar até mesmo as cadeias produtivas regionais”, ressalta o diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra, Marcelo Afonso Silva.

Cerca de 100 servidores da autarquia participarão do evento. O público será formado por chefes das divisões de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento e de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento das 30 superintendências do Incra, além de diretores, coordenadores e técnicos que atuam na sede, em Brasília.

A terça-feira (28) será dedicada a apresentações de palestrantes convidados, que abordarão assuntos relacionados ao tema central do encontro. Entre eles, o coordenador do Programa de Políticas Públicas da organização não governamental AS-PTA, Jean Marc von der Weid. Desde 1983, a AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia atua em prol do fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento rural sustentável no Brasil.
Enviado pelo INCRA: http://www.incra.gov.br/index.php/noticias-sala-de-imprensa/noticias/11800-agroecologia-e-tema-de-seminario-promovido-pelo-incra

Nenhum comentário:

Postar um comentário